Contrariando as expectativas, o cavaleiro Rodrigo Marinho sagrou-se campeão da 5ª edição do Campeonato Oi Serra e Mar de Hipismo, que teve seu desfecho na tarde deste sábado, 26/7, no Haras Domar, em Itaipava, na região serrana, no Rio de Janeiro. Marinho chegou à grande final na 6ª colocação na classificação parcial, mas desbancou os favoritos, vencendo o Grande Prêmio Oi, o que lhe garantiu o título com 81 pontos e, de quebra, uma Pajero TR4, 0km. O vice-campeão foi o mineiro Pedro Paulo Lacerda com 80 pontos.

O ginete top carioca Rodrigo Marinho com Galoubet, 1º colocado no GP Oi Serra e Mar, sagrou-se campeão do 5º Oi Serra e Mar de Hipismo; foto: Alexandre Vidal
“Cheguei até aqui com muito treinamento. Este título foi conquistado de forma espetacular e devo muito ao meu cavalo que rendeu acima das minhas expectativas. Ele foi simplesmente perfeito. Agradeço também aos meus tratadores e todos que fazem parte da minha equipe. Este título também pertence a eles. Estou muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar em um dos melhores torneios do Brasil e também não posso deixar de agradecer ao Marco Antônio Alencar, que proporcionou toda esta festa”, disse Marinho, ainda na pista.
A disputa
Na primeira passagem, com tempo concedido de 79 segundos, 26 conjuntos entraram na pista para ultrapassar os 12 obstáculos do percurso traçado pela desenhadora internacional Lúcia de Alegria Faria Simões. Oito conjuntos sem faltas garantiram a classificação para a segunda volta.
Mas surpresas aconteceram nesta primeira passagem. Os dois líderes da competição, o paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho e o mineiro Pedro Paulo Lacerda não conseguiram colocar suas montarias na segunda etapa da prova. Pedro Paulo cometeu uma falta no duplo salto e o líder Zé Roberto cometeu três faltas, dando adeus ao bicampeonato do torneio.
“Infelizmente a sorte não sorriu para mim na tarde de hoje. Ainda no meio do percurso percebi que não ia dar certo porque meu cavalo não estava como deveria. Não era o nosso dia. Uma pena”, lamentou Zé Roberto.
A esta altura, quem tinha maiores chances de conquistar o título era o atual campeão brasileiro na categoria jovens cavaleiros e líder do ranking sênior CBH, o jovem talento carioca Stephan Barcha, que fez o melhor tempo na primeira parte da prova.
Na segunda volta, desta vez com o tempo concedido de 55 segundos, os conjuntos tinham que saltar os sete obstáculos sem cometer faltas no menor tempo possível. O cavaleiro carioca foi o segundo a entrar na pista no dorso de Galoubet para a segunda passagem. Além de zerar ele fez o excelente tempo de 39s70, que não conseguiu ser batido pelos outros seis competidores que vieram a seguir. O segundo conjunto mais rápido na prova foi o cavaleiro olímpico carioca Luiz Felipe Azevedo, que não saltava há um ano e participou apenas como convidado, e zerou em 40s47, no dorso de Casmir Z. O paulista Yuri Mansur montando QH Ideal ficou com o 3º posto, marcando 40s55, sem faltas. O conjunto Stephan Barcha/Jacady des Champs, perdeu o título, ficando na 4ª colocação na prova com o tempo de 40s68, também sem faltas. O jovem ginete de 19 anos foi o último a entrar na pista e só ele poderia tirar o título de Marinho. Como marcou um tempo maior que o adversário, Rodrigo pôde comemorar e levantar o troféu pela primeira vez.
Karina Smith triunfa na categoria Amador
Na categoria Amador, com obstáculos a 1,20m, a amazona paulista Karina Smith foi a grande campeã, totalizando 78 pontos. O ginete carioca Luis Carlos Nolasco liderava o ranking, mas fez duas faltas na primeira volta, perdendo o título. Com isso, Karina, vice-lider parcial e 3ª colocada no GP, abocanhou o título da edição 2009. Enquanto o carioca Gustavo Padilha ficou com o vice-campeonato com 70 pontos.

Karina Smith e Best Choice Salamandra Oiti TW conquistaram o 3º posto no GP OI e garantiram o título na categoria Amador; foto: Alexandre Vidal
Na categoria Amador A, com obstáculos a 1,10m, o vencedor da quinta edição foi Bernardo Diehl Carvalho, com 114 pontos, seguido por João Maurício Barreto com 84 pontos. Ambos defendem o Rio de Janeiro.

O carioca Bernardo Diehl Carvalho com MC Carpuska JMen: campeão da categoria Amador A; foto: Alexandre Vidal
Grande Prêmio Oi – 1,40m- Duas Voltas
1º Rodrigo Marinho / Galoubet – 39s70 – sem faltas
2º Luiz Felipe Azevedo / Casmir Z- 40s47- sem faltas
3º Yuri Mansur / QH Ideal – 40s55
4º Stephan Barcha / Jacady dês Champs – 40s68 – sem faltas
5º Rodrigo Sarmento / Adelaide GMS – 40s98
Classificação Final
1º Rodrigo Marinho - 81 pontos
2º Pedro Paulo Lacerda – 80 pontos
3º Stephan Barcha – 77 pontos
4º Yuri Mansur – 70 pontos
5º José Roberto Reynoso Fernandez Fº – 70 pontos
Grande Prêmio Oi - 1,20m - Duas Voltas
1º Celso Figueira de Mello / Srta. Blanche Domar - 0/0 - 32s75
2º Felipe Pessoa / Caramel JMeb - 0/0 - 33s61
3º Karina Smith / Best Choice Salamandra Oiti TW - 0/0 - 35s09
Grande Prêmio Mitsubishi - 1,10m (Amador A ) - Duas Voltas
1º Rafaella Lins / Fantastica - 0/0 - 34s30
2º Bernardo Diehl Carvalho / MC Carpuska Jmen - 0/0 - 35s01
3º Ana Pia Gomes / Gigant - 0/0 - 39s34
Clique aqui e consulte o resultado completo.
Fonte: Br Sports – Bernardo Monteiro; Roberta Pinto
