Hipismo BH

VAMOS ELEGER NOSSO BLOG O MELHOR DO BRASIL VOTE NO LINK AO LADO

terça-feira, 31 de março de 2009

FEI World Equestrian Games vão para a França na Normandia


Hoje a FEI decidiu que a sétima edição FEI World Equestrian Games 2014 será realizado na Normandia, França.
Segundo a Princesa Haya, presidente da FEI “a alocação dos Jogos Equestre de 2014 para a Normandia será muito importante para o desenvolvimento do nosso esporte no futuro”.
A Federação Francesa de Esportes Equestres é a terceira federação em numero de participantes com 600.000 membros inscritos.
Os Jogos Equestres Mundiais da FEI é a combinação de 8 campeonatos mundiais das modalidades de: salto, adestramento, concurso completo, atrelagem, volteio, enduro, rédeas e para-equestres, são realizados no mesmo local e a cada 4 anos.
Nunca menos de 900 cavalos, 800 cavaleiros de 60 países e 300.000 espectadores participam deste evento, que espera-se seja realizado em agosto de 2014, gerando importante fonte de renda e divulgação da região onde é realizado.
A Normandia é o símbolo da vitalidade da industria do cavalo na França.
Contando com um meio ambiente favorável à criação e as atividades eqüestres é primeira em infra-estrutura para pratica das modalidades hípicas contando ainda com importantes centros de pesquisa, haras e industrias relacionadas a pratica do esporte.
A Normandia já é sede de varias competições hípicas na França.
O governo Frances e as autoridades locais, juntamente com o comitê organizador dos jogos ira trabalhar para divulgar as modalidades hípicas em uma estrategia global para popularizar o esporte e também apoiar os atletas de alto desempenho e promover a industria do cavalo.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Vem aí mais uma edição do The Best Jump 2009




Consolidado como um dos melhores eventos hípicos da América Latina, o The Best Jump 2009 - XLI Concurso de Saltos Internacional Cidade de Porto Alegre será realizado entre os dias 29 de abril e 03 de maio, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense (SHPA). Além de ser uma competição esportiva de alto nível técnico, o The Best Jump é reconhecido como um acontecimento social, que reúne mais de 10 mil pessoas nos cinco dias do evento. O torneio terá aproximadamente 30 provas nacionais e internacionais, reunindo os melhores cavaleiros e amazonas do Brasil, do Uruguai, da Argentina e outros países da América Latina. Cerca de 200 conjuntos estão sendo esperados na 41ª edição.Para estreitar o relacionamento com o público e divulgar o hipismo, o Banco do Brasil, a Gerdau e a Pamcary são os principais patrocinadores do concurso. O presidente de honra do The Best Jump, Jorge Gerdau Johannpeter vai receber convidados para o evento oficial de lançamento do The Best Jump 2009, no dia 9 de abril, no GastroPub (Bourbon Country).



Resultados do fim de semana na Europa

Bernardo Alves e Chupa Chup

No Arezzo Equestrian Centre vários brasileiros saltaram este fim de semana, entre eles Álvaro “Doda” Afonso de Miranda, Bernardo Alves, Luiz Felipe Azevedo Fº, Pedro Costa, Rafael R. Amaral, Marlon Zanotelli e ainda Cássio Rivetti, agora concorrendo pela Ucrânia e Luciana Diniz competindo por Portugal.
No sábado Bernardo Alves com Chupa Chup (Caretino) Holst. foi o vencedor da prova ao cronometro na altura de 1,55m tendo Michel Robert Fr / Kellemoi de Pepita (Voltaire) SF chegado em 2º, Cian O`Connor Irl/ Complete (ComeBack) DWP 3º colocado e Doda / Ad Picolien Zeldenrust (Indoctro) KWPN chegado em 8º.
Ainda no sábado, o também brasileiro, Marlon Zanotelli /Rasing Star (Unberkant) KWPN ficou em 6º na prova de 1,35m que foi vencida por Markus Fuchs Sui / Amor van het Linderhof (Darco) BWP.
Na prova de 1,45 Bernardo Alves/ Wizzy (Weisender) BWP ficou em 6º.
No domingo foi disputado o Grande Premio a 1,60m tendo como vencedor Rolf-Göran Bengtsson Swd /Ninja La Silla (Guidan) KWPN seguido por Balaarz Krucso Hun/Kn Colorado (Corrado) Holst. Em 2º, Kevin Staut Fr / Le Prestige St Louis (Quidan de Revel) SF tendo Doda com AD Picolien Zeldenrust (Indoctro) KWPN chegado em 8º e Bernardo Alves com PlatinE (Polydor) em 35º.
Bernardo Alves /Bridget (Kanan) BWP, ainda ficou em 3º em uma prova de 1,35m.


sábado, 28 de março de 2009

Mineiro Sérgio Marins larga na frente do Oi Serra e Mar de Hipismo


Sérgio Marins comemora sua primeira grande vitória na temporada 2009; foto: Alexandre Vidal



Mineiro Sérgio Marins larga na frente do Oi Serra e Mar de Hipismo; Camila Benedicto e José Luiz Guimarães de Carvalho honram São Paulo
O mineiro Sérgio Marins foi o grande vencedor da prova Oi Liberdade Total, a 1,40m, no segundo dia de provas do V Campeonato Oi Serra e Mar de Hipismo, que está sendo disputado na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, no Rio de Janeiro. Neste sábado, 28/3, será conhecido o grande vencedor da etapa nesta categoria no Grande Prêmio Oi Liberdade Total, às 15h30m.
Montando Cabochon JMen ele foi o mais rápido na prova de caça, onde as faltas são acrescidas no tempo final do conjunto, marcando 63s53. O 2º posto ficou para o carioca Antônio Pimentel, no dorso de Quarup e o tempo de 64s82. Novamente pelo Rio de Janeiro, Joana Valente com Quastar CR conquistou a 3ª colocação em 65s92.
Em 4º lugar aparece a baiana Manuela Rodrigues da Cunha montando Quiwna Z em 66s130. Enquanto a amazona olímpica Camila Mazza de Benedicto montando Cid Z e José Luis Guimarães de Carvalo com Wini honraram as cores de São Paulo com a 5ª e 6ª colocação em 66s180 e 66s310.
A disputa
Sérgio Marins fez bonito com o BH Cabochon JMen; foto: Alexandre Vidal

Ao todo 70 conjuntos entraram na pista Roberto Marinho para saltar os 12 obstáculos do percurso traçado por Rita Bezerra de Melo e Érica Sportiello. Venceria o conjunto que conseguisse saltá-los com o menor tempo. Caso o conjunto cometesse faltas, seria acrescidos ao tempo final quatro segundos por cada infração cometida. Sérgio Marins foi o 34º a entrar na pista fazendo a excelente marca de 63s53, em pista limpa. Nenhum dos outros 36 competidores seguintes conseguiu bater este tempo.
“Foi uma pista com várias opções. Mas no obstáculo de número quatro, um duplo, era possível se fazer uma variação. Ainda no reconhecimento percebi que poderia ganhar algum tempo neste ponto. Coloquei em prática minha estratégia, que deu certo e acredito que ali tenha sido o ponto fundamental para esta vitória”, avaliou Sergio Marins, que ficou de fora da primeira etapa em São Paulo, porque ainda se recuperava de uma queda que levou de seu cavalo.
“Precisava ir bem para ter chances no torneio. Hoje já foi o primeiro passo. Não cansei muito meu cavalo nesta prova e acredito que no Grande Prêmio de amanhã (sábado) possa repetir uma boa atuação”, concluiu.
Na prova Oi Simplicidade, com obstáculo a 1,10m, o vencedor foi Bernardo Diehl Carvalho no dorso de Carpuska com o tempo de 50s66, em pista limpa. A segunda colocação foi para Felipe Diniz e seu Fair Play, com 51s38s, também sem faltas. Sergio Marini/Iasmine, com 51s86, completaram o pódio.
Além de toda a programação hípica, o concurso este ano ainda contará com um show exclusivo e irreverente da cantora Martinália, que animará o público neste sábado à noite nos salões da Hípica.Além da premiação em espécie, dada a cada etapa, será entregue ao grande campeão (somados os resultados das cinco etapas) um Pajero TR4 0Km. A premiação total desta 5ª edição do Oi Serra e Mar de Hipismo aumentou para R$ 379 mil e conta com patrocínio da Oi, Mitsubishi Motors, Banco Itaú e lojas AD.

Veja o resultado completo no link
http://www.fph.com.br/programa_27.htm




Classificação após 1 de 5 Etapas
1º Stephan Barcha – 20 pts
2º Andréa Guzzo Muniz – 17 pts - FPH
3º Mariela Amodeo – 15 pts
4º José Roberto Reynoso Fernandez Fº – 13 pts - FPH
5º Rodrigo Marinho – 12 pts

Etapas do V Campeonato Oi Serra e Mar de Hipismo
1ª Etapa – 28 a 31 de agosto 2008 – SHP/Indoor - SP
2ª Etapa – 26 a 29 de março – Sociedade Hípica Brasileira – RJ
3ª Etapa – 8 a 10 de Maio – Hotel Porobello – Mangaratiba – RJ
4ª Etapa 4– 5 a 7 de Julho - Hotel Village Le Canton - Teresópolis
Etapa Final – 25 de Julho - Domar Open - Itaipava / Petrópolis

Vencedores do Oi Serra e Mar de Hipismo
Categoria Sênior
2005 - Fábio Leivas
2006 - Mariela Amodeo
2007 - Fábio Leivas
2008 - José Roberto Reynoso Fernandez Filho


Fonte: BR Sports
Fotos: Alexandre Vidal e Emerson Emerim




O Global Champion Tour “GCT”, o mais importante campeonato de salto atualmente, começa sua temporada de 2009 na Itália no Arezzo Equestrian Centre indo de 2 a 5 de abril, com patrocínio de CN e CN-WorldWide sendo a Rolex responsável pela cronometragem e parceira na realização deste evento mundial.
O GCT convida os 30 cavaleiros do topo do ranking Rolex para a competição o que garante um Grande Premio realmente excitante para todos amantes do hipismo. Esta primeira etapa será vista com muito interesse pelos italianos já que seu ídolo Gianni Govoni, o primeiro dos italianos no ranking está qualificado entre os 30 primeiros e irá participar juntamente com outros convidados pela Federação Italiana, que estarão disputando o premio de €380.000,00.
Entre os cavalos e cavaleiros topo que participarão desta abertura encontram-se Jessica Kürten /Castle Forbes Libertina, vencedora da final de 2008 em São Paulo, a vencedora de três GP em 2008 Meredith Michaels-Beerbaum e a numero quatro do Ranking Rolex Edwina Alexander, entre outros.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Zara Phillips

Um pouco de Zara Phillips em alguns clips de um documentário recente

CSI Equita'Lyon : Eurocommerce Toulouse

Eurocommerce Toulouse (Diamant de Semilly x Lord Z) e Gerco Schröder desempate GP de cavalos novos 7 anos no CSI***** de Lyon. 7 lugar.

Eurocommerce Toulouse com Marcus Ehning




Em 's Hertogenbosh (pronuncia correta de 's Hertogenbosch http://en.wikipedia.org/wiki/Media:202_s_Hertogenbosch.ogg ), Marcus Ehning surpreendeu os espectadores quando disputou as provas do Indoor de Brabant com o fabuloso garanhão Eurocommerce Toulouse (Diamant de Sémilly x Lord Z). A Eurocommerce não vendeu o cavalo de 9 anos, simplesmente entregou Toulouse ao alemão Marcus Ehning. Segundo Wim Schroder, gerente da Eurocommerce “Decidimos entregar Toulouse a Ehning porque o meu irmão Gerco, tem neste momento muitos cavalos desta categoria e o Marcus podia aceitar mais um cavalo de Grande Prêmio".

Tempos de crise, Zara Phillips recebe patrocínio anual de 95.400 Euros...








Tempos de crise, Zara Phillips recebe patrocínio anual de 95.400 Euros...
O apertar do controle das contas das instituições financeiras devido à crise já tem também as suas pistas azuis da realeza. A mais polêmica tem a ver com o Royal Bank of Scotland, do norte do Reino Unido que só a intervenção do governo de Londres, com uma injeção de 20 bilhões de libras (praticamente o mesmo em euros), salvou da falência.Além de se salvarem os depósitos de milhões de clientes com pequenas poupanças, viu-se logo que também o antigo presidente do conselho de administração sir Fred Goodwin, despedido com uma magnânima pensão anual na ordem dos €750 mil, saía bem confortado. O escândalo sobre o destino do dinheiro dos contribuintes estourou com outra bomba: Zara Phillips, amazona de 27 anos, recebe do Royal Bank of Scotland um patrocínio anual de 90 mil libras (95 400 euros) só para trazer na sua casaca um pequeno emblema do RBS. E há mais gente que vive às custas da mal gerida instituição financeira. O seu irmão Peter, também filho do primeiro casamento da princesa Anne com o capitão Mark Phillips, é funcionário do banco, exatamente no setor de patrocínios. O departamento de ‘sponsorship’ do banco é uma verdadeira válvula de escape de malbaratar dinheiro. Em 2008 distribuiu patrocínios de todas as formas no valor de 200 milhões de libras. E mesmo depois de estar à beira da falência ainda planejou pagar quase um bilhão em bônus. Peter Phillips seria um dos beneficiados. Fica-se perplexo como de forma indireta e com toda a discrição, além das quantias destinadas a elas pelo orçamento do estado, ser membro de uma família real vale tanto. E duvida-se que uma outra praticante do esporte como Zara Phillips, pré-selecionada no hipismo para os dois últimos Jogos Olímpicos, mas ausente devido a lesões dos cavalos, mantivesse este nível de patrocínios se não fosse da família real.

Fonte: Daily Telegraph

Quem é Zara Anne Elizabeth Phillips,

Nascida em 15 de maio de 1981 é membro da família real, segundo filho e única filha da Princesa Anne e seu primeiro marido o Capitão Mark Phillips. Como neta mais velha da Rainha Elizabeth ll e do Príncipe Phillip, Duque de Edimburgo, ela é a 12ª na linha de sucessão do trono britânico.
No esporte Zara Phillips ganhou o Campeonato Mundial de CCE em Aachen em 2006 bem como foi Personagem do Ano no Esporte outorgado pela BBC (premio que sua mãe já havia ganhado em 1971).
Zara Phillips foi nomeada membro da Ordem do Império Britânico-MBE em 2007 por seu destaque nos esportes.
Ela tem 2 meio-irmãos: Felicity Tomkin filha da amante de seu pai Heater Tomkin e Stephanie Phillips filha do segundo casamento do seu pai com Sandy Plueger.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Marlon Zanotelli with Pamela

domingo, 22 de março de 2009

Classificação adestramento para a copa do mundo

Isabell Werth /Satchmo

Terminada a ultima seletiva para a Final da 24ª Copa do Mundo de Adestramento que será realizada em Las Vegas de 15 a 19 de abril a FEI decidiu distribuir os “wild cards” para Leslie Morse/Kingston e Jan Ebeling/Rafalca ambos dos E.U.A.
Enquanto isto uma verdadeira batalha de titãs acontecia em ‘s-Hertogenbosh entre Anky van Grunsven/Salinero e Isabell Werth/Satchmo com Adelinde Cornelissen na “lista de espera”.
O Gran Prix foi vencido por Anky van Grunsven e IPS Salinero(Salieri) seguido por Isabell Werth /Satchmo(São Paulo) e Adelinde Cornelissen/Parzifal(Jazz).
No Gran Prix Free Style (Kür musical) venceu Isabell Werth /Satchmo(São Paulo) seguida por Adelinde Cornelissen/Parzifal(Jazz) e Anky van Grunsven /IPS Salinero(Salieri) em terceiro lugar.
Considerando que o regulamento da Copa do Mundo de Adestramento FEI exige que o participante tenha disputado pelo menos duas seletivas com o mesmo cavalo ,Anky não poderá participar com Salinero já que ela por motivos de saúde não participou da seletiva de Gotemburgo.Isto a levará a participar com Painted Black o que segundo seu marido e treinador não permitirá mais que um sexto lugar na Copa do Mundo. Sjef Janssen está pensando em alguma medida judicial para garantir a participação de Anky com Salinero.
È a seguinte a lista completa dos 15 selecionados para a final em Las Vegas:
Defensora do titulo
1.Anky van Grunsven IPS Painted Black (NED)
Liga da Europa Ocidental
2. Isabell WERTH Satchmo or Warum Nicht FRH (GER)
3. Adelinde CORNELISSEN Parzival (NED)
4. Hans Peter MINDERHOUD Exquis Nadine (NED)
5. Monica THEODORESCU Whisper (GER)
6. Jan BRINK Briar (SWE)
7. Jeannette HAAZEN Nartan (NED)
8. Minna TELDE Don Charly (SWE)
Liga da Europa Central
9. Michael Rapcewicz Randon (POL)
Liga do Pacifico
10. Heath Ryan Regardez Moi (AUS)
Liga da America do Norte
11. Steffen Peters Ravel (USA)
12. Ashley Holzer Pop Art (CAN)
America do Sul e Asia
13. Marco Bernal Diamore (COL)
FEI Wild Card
14. Leslie Morse Kingson (USA)
15. Jan Ebeling Rafalca (USA)

Resultado dos brasileiros na Europa este fim de semana




Indoor Brabant `s-Hertogenbosch




Sexta feira 20 de março
Prova ao Cronometro 1,50m

1ºLudo Philippaerts/ Cavalor`s Winnigmood (Darco x Cassini) BWP
2ºGert-Jan Bruggink/Primeval Wings (Lexicon x Columbus) KWPN
6ºAlvaro Afonso de Miranda/ AD Picolien Zeldenrust(Indoctro x concorde) KWPN
Domingo 22 de março
Grande Premio Rolex FEI World Cup Jumping 1,60m

1º Daniel Etter / Peau a Peau (Polydor x Frühlinsball) WEST
2ºMarcus Ehning / Sandro Boy (Sandro x Granus) OLDENB
35ºAlvaro Afonso de Miranda/ AD Picolien Zeldenrust(Indoctro x Concorde) KWPN




Arezzo


Sexta feira 20 de março
CSI 1*

Prova em 2 fases 1,15/1,20m
16º Eduardo Groisman / Regal de Ligny (Baloubet Du Rouet xLasall) BWP
54º Gabrielle Abbate / Rieke da Zara (Raphael x Sandro) OLDBG
57ºEduardo Groisman / Jasilia Du Coudray
Prova em 2 fases 1,15/1,20m
10ºLucas Amoedo / Willem van het Overled (Gratianus x Picasso de Lauzelle)BWP
CSI 3*
Prova em 2 fases 1,40m
9ºLuiz Felipe de Azevedo Fº /Thry Beau vd Kruiswege
32ºBernardo Alves / Wizzy
51ºMarlon Zanotelli/ Topgun (Lux xGrandeur) KWPN
56ºAD No Limit / Pedro Costa (No Limit/Burggraaf) KWPN
61ºLuiz Felipe de Azevedo Fº Ircos Du Rouet (Narcosll x Galoubet) SF
81ºMarlon Zanotelli / Vitesse
98ºRafale Rodrigues Amaral / Rimini (Pomme d`Ami x Major de La Cour) BWP
102º Casio Rivetti / Rosa (Cincaba Rouge) SF
146ºAndre Camargo / Vivaldi van het Nijskenshof (Eros Platiere x Crack) BWP
163ºRafael Rodrigues Amaral / Fifty Fifty (Jlisco B x Key to the Minst) SF
Prova ao cronometro 1,35m
3ºBernardo Alves / Nimu l` Enchante (Elan de la Cour x Le Tot de Seilly) SF
45ºBernardo Alves / Bridget (Kannan x Pion) BWP
Prova ao cronometro 1,45m
1ºCassio Rivetti / Antrak
8ºLuiz Felipe de Azevedo Fº / Jumping Star Callius (Caretino x Eichbaum) HOLST
Prova em 2 fases 1,30m
1ºMarlon Zanotelli / Rasing Star
38ºMarlon Zanotelli / Ulexa
Prova em 2 fases 1,50m
4ºLuiz Felipe de Azevedo Fº / Loriot (Lavall l x Coriander)SWB
15ºCassio Rivetti / Codar (Clinton x Darco) ESP
19ºBernardo Alves / Platin E (Polydor) BWP
48ºPerdro Costa / AD Kirfa (Papillon Rouge x Muguet Du Manoir) SF
Sabado 21 de março
Prova Normal com desempate 1,15/1,20m
18º Eduardo Groisman /Regal de Ligny (Baloubet Du Rouet /lasall)BWP
38ºGabrielle Abatte /Rieke de Zara (Rafale x Sandro) OLDBG
44ºEduardo Groisman / Jasilia Du Coudray

CSI 3*
Prova com desempate imediato 1,35m
19ºBernardo Alves /Bridget (Kannan x Pion) BWP
44ºBernardo Alves / Nimu l´Enchante (Elan de la Cour x Le Tot de Semilly) SF
52ºRafael Rodrigues Amaral /Rimini (Pomme d`Ami x Major de la Cour) BWP
56º Cassio Rivetti / Rosa (Cincaba Rouge) SF
60ºMarlon Zanotelli /Rasing Star (Unbekannt) KWPN
88ºAndre Camargo / Vivaldi van het Nijskenshof (Eros Platiere x Krack) BWP
95º Cassio Rivetti / Bario van´t Marten don Ker
110ºMarlon Zanotelli /Ulexa (Odermus R x Julius) KWPN
Prova com desempate 1,40m
49ºLuiz Felipe de Azevedo Fº / Thry Beau vd Kruisweg
57º Marlon Zanotelli / Top Gun (Lux x Grandeur) KWPN
78º Bernardo Alves / Wizzy (Wiesender)BWP
100º Rafael Rodrigues Amaral /Fifty Fifty (Jalisco B x Key to the Mint) SF

Prova ao cronometro 1,50m
1º Bernardo Alves /Platin E (Polydor) BWP
18ºPedro Costa / AD Kirfa (Papillon Rouge x Muguet du Manoir) SF
33º Luiz Felipe de Azevedo /Ircos du Rouet (Narcos x Galoubet) SF

Domingo 22 de março
Grande Premio
12ºPedro Costa / AD Kirfa (Papillon Rouge x Muguet du Manoir) SF
15º Bernardo Alves /Platin E (Polydor) BWP
26º Luiz Felipe de Azevedo Fº /Loriot ( Lavall l x Coriander) SWB
44º Cassio Rivetti / Codar (Clinton x Darco)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Classificação para a Rolex FEI World Cup


Nove das 14 ligas que compõe a Copa do mundo de salto da FEI terminaram sua seletivas. Os seguintes cavaleiros foram selecionados para a final da Rolex FEI World Cup Jumping em Las Vegas de 15 a 19 de março:
Vitor Alves-Teixeira (BRA) / Yuri Itapuã, (Liga sul americana – Parte sul)
Daijiro Mashiyama (JPN) / Paradox (Liga do Japão)
Anna Trent (NZL) / Musketeer NZPH (Liga da Nova Zelândia)
H. Bin Moteb Al Saud (KSA) /Ashkur Allah Obelix (Liga Árabe)
A. Al Junaibi (UAE) / Picobello Wodiena (Liga Árabe)
Alberto Michan Halbinger (MEX) / Chinobampo Lavita (Liga mexicana)
Enrique Gonzalez (MEX) / Frida (Liga mexicana)
Meredith Michaels-Beerbaum (GER) / Shutterfly classificada por ser a atual campeã mundial
As seletivas para a Rolex FEI World Cup pelas ligas da Europa Ocidental e Central encerram este final de semana com as provas de s-Hertogenbosch (Holanda) e Varsóvia (Polônia) respectivamente.
O numero máximo de cavaleiros que poderão participar da Rolex FEI World Cup Jumping Final é de 52

quinta-feira, 19 de março de 2009

Será o fim de carreira para Christian Ahlmann?


O cavaleiro olímpico alemão Christian Ahlmann confirmou esta quarta-feira (18/03), a sanção imposta pela Federação Equestre Alemã, de suspendê-lo de todas as provas de saltos de obstáculos durante dois anos, isto é, até o Outono de 2010.Segundo Reinhard Wendt, diretor dos esportes equestres da Federação Alemã, "Dois anos é a suspensão correta para um cavaleiro que tem maturidade e experiência suficiente para responder pelos seus atos, a sua negligência tem um preço..."A Federação Alemã ao tomar esta posição, vai contra a decisão do tribunal Olímpico que decidiu suspender o cavaleiro até 18 de Dezembro de 2008. Na verdade, será o Tribunal Arbitral do Desporto em Genebra, que deve tomar uma posição. Segundo a Federação Alemã, "a decisão do TAD deve levar em conta a opinião da Federação".Lembrando que foram suspensos da final de saltos de obstáculos dos J.O. em Hong Kong, os cavaleiros Bernardo Alves (Bra) / Chupa Chup, Christian Ahlmann (Ale) / Coster, Denis Lynch (Irl) / Latinus e Tony Hansen (Nor) / Camiro, depois de ter sido detectado no controle antidoping a substancia capsaicin (analgésico).

Fonte:Equisport

Clone de E.T aprovado garanhão!!!


A empresa de tecnologia agropecuária Cryzootech informou que o Stoodbook Zangersheid aprovou como garanhão E.T. CRYZOOTECH que é um clone do cavalo E.T montaria de Hugo Simon. E.T. CRYZOOTECH é resultado de uma parceria entre a empresa Cryzootec e a Universidade do Texas. Em janeiro foi feito um teste de fertilidade e uma égua já se encontra prenhe dele.
Afim de prevenir o uso excessivo de E.T. CRYZOOTECH poucas éguas foram selecionadas para cobertura.
Gracia a mãe de E.T também produziu Graciano La Silla (Taloc M) e o garanhão Chi-Kung La Silla (ChinChin) que chegou a saltar nível FEI com a amazona italiana Clarissa Crotta.
E.T. hoje com 23 anos foi castrado com três anos. Montada de Hugo Simon durante 10 anos foi duas vezes campeão do mundo e 1º no ranking mundial por três anos seguidos.
Foto:E.T FRH com Hugo Simon

quarta-feira, 18 de março de 2009

Trabalho de plano para salto parte 2: Focando no ritmo do galope.


Agora que já sabemos sobre posição do cavaleiro, flexionamento e fazer o cavalo ceder á perna, é hora de falar sobre o galope.
O galope com ritmo e equilíbrio é muito importante para o salto e o cavalo deve ser capaz de manter-lo com pouca interferência do cavaleiro. Para o nosso esporte o passo mais consistente ou favorito do cavalo deve ser o galope, já que maior parte do trabalho é feito nele.
Muitos de nós sobrecarregamos nossos cavalos com o galope fazendo com que ele mantenha esta andadura por muito tempo. Na verdade isto só fará com que ele fique “frio” a nossa perna. De a ele indicações para o galope e deixe o ritmo ser desenvolver, se ele cair no trote peça o galope imediatamente, desta forma ele aprenderá a manter o galope até que você peça outra andadura.As pernas devem estar sempre junto do cavalo, mas sem atuar muito forte para manter o galope.
Eu não passo do trote para o galope eu prefiro trabalhar passo-trote e do passo - galope. A razão para isto é que se o cavalo trabalha do galope-trote e trote-galope pode de trazer alguma confusão e quando você pedir para reunir o galope ele pode pensar que você esta pedindo um trote, para evitar esta situação você atuara mais com a perna o que poderá levar o cavalo menos hábil a se confundir. Com o seu cavalo galopando redondo e você fazendo meias paradas pedindo “galope, calma, galope, calma” na verdade você estará fazendo com que ele espere que você peça o trote no momento que você desejar. Imagine você em um desempate, você deu um salto e logo após tem uma curva, você vai reunir o galope e seu cavalo parte em um lindo trote alongado!
Meus cavalos aprendem desde muito cedo que eles têm que trotar andar ao passo, galopar, manter o galope e esperar que o cavaleiro peça para alongar, diminuir ou mudar de andadura.Muitos cavaleiros se confundem com a velocidade. Alguns cavaleiros partem do principio que se estão a 15 km/h devem trotar e se estão a 18 km/h devem galopar. Cada individuo tem sua própria velocidade no passo no trote e no galope e você pode em cada andadura variar a velocidade e a extensão.
Se você pensar no ritmo do galope como uma engrenagem você precisará de uma engrenagem maior ou menor dependendo do que você precisa. Se você estiver em uma pista “outdoor” grande você precisara de mais amplitude, mais ritmo –uma engrenagem maior- em pista pequena “indoor” um cavalo mais reunido – uma engrenagem menor.
Na próxima semana: Mudança de pé no ar

terça-feira, 17 de março de 2009

Estratégias na distensão



Foto: Nadine Capellmann

Seana Adamson é Ph.D. em ”Counseling Psychology”, e especialista em trabalho com atletas do hipismo.Ela é medalhista de ouro competindo em adestramento pelos Estados Unidos com 30 anos de experiência como amazona ,treinadora de cavalos e cavaleiros.Ela ministra seminários sobre Psicologia do Esporte em todo os E.U.A e é instrutora de adestramento no Franktown Meadows Equestrian Center em Carson City,Nevada

Pergunta:Eu sou um cavaleiro amador e considero o “warm-up” uma armadilha mortal na maioria dos concursos.Tive varias experiências ruins e agora me sinto cada vez mais nervoso na distensão.Você teria alguma sugestão?
Resposta:Nas competições algumas variáveis estão fora do controle do cavaleiro.As condições da pista de distensão é uma delas.Felizmente existem algumas estratégias a serem usadas. Primeiro recomendo algumas idéias de como lidar com o local de distensão e depois algumas estratégias para controlar sua ansiedade.
1-Planeje o aquecimento.Desvie seu pensamento daquilo que te deixa ansioso focando no que você devera fazer.Trabalhe seu planejamento em casa para ter certeza que irá funcionar.Faça um planejamento especifico mas com flexibilidade para ajustar às necessidades do seu cavalo.Um aquecimento típico pode ser:
Passo rédeas longas 10min.
Trote e galope rédeas longas 5 a 10 min.
Teste do controle no galope 10 min.(incluindo momentos ao passo)
Teste de movimentos ao trote 10 min.(incluindo momentos ao passo)
Preparação final 5 min.
Tempo total 45 min.
O tempo total do seu “warm-up” irá depender do grau de dificuldade , do temperamento de seu cavalo,das condições do tempo, etc.
1-Alguns locais de prova são reconhecidamente pobres em locais de “warm-up”.Neste caso considere a possibilidade de montar mais cedo, quando a distensão está mais vazia ,seguido por uma segunda seção de aquecimento ,mais curta antes de entrar na pista.
2-Se você encontrar uma pista muito cheia, trabalhe bastante transições passo-trote-passo, agindo assim você aumentará muito a comunicação com seu cavalo aumentando a flexibilidade e elasticidade enquanto você se mantém seguro e controlado.
3-Procure seu espaço.Muitas vezes isto é fácil se você tem um treinador com você.Ache uma área para fazer círculos de 20m e fique aí.Deixe os outros trabalharem próximos a você.Se isto não for possível ,procure outro cavaleiro que já tenha achado seu espaço e trabalhe atrás dele, o deixandoele abrir caminho para você.
4-Use a voz, com educação, dizendo “muro” ou “pista” fazendo os outros saberem onde você vai.
Cavaleiros com mais conhecimento irão usar o sistema “ombro esquerdo com ombro esquerdo” para cruzar.Use sempre a voz par avisar que você vai fazer algum movimento pouco usual.
5-Mantenha a cabeça erguida para ver melhor o movimento dos demais e procure por espaços entre os outros.
6- Enquanto você estiver dando um tempo de relaxamento ao seu cavalo aproveite e veja o que os outros estão fazendo em sua volta.Em quase toda distensão tem um “idiota distraído”,sem consideração com os demais e perigoso.Se você se encontrar muito perto desta alma desafortunada faça alguns altos,pare e espere que ele se afaste.
Estas estratégias na distensão irão lhe dar um plano de ação ou no mínimo algum senso de controle.Você pode achar que sua ansiedade no “warm-up” seja incontrolável, mas de fato não é.
Muitas vezes seu cérebro pode travar com um pensamento ou um sentimento como se você uma musica repetindo, como em um disco arranhado.O sentimento de ansiedade pode travar da mesma maneira.Quando você se pegar pensando em coisas destrutivas use a seguinte técnica para parar com este tipo de pensamento:
1-Veja uma luz vermelha , como em um semáforo
2-Mude seus pensamentos para sua estratégia de aquecimento
3-Pense em você fazendo bem seu aquecimento.
Tenha atenção para monitorar seu dialogo interior. Controlar a ansiedade requer muita atenção ,é difícil mas pode ser feito.
Se você acha que precisa de ajuda extra pense em procura ajuda de um terapeuta que possa lhe ajudar a resolver algum conflito passado.Existem muitas técnicas que irão lhe ajudar a vencer este problema.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Resultados brasileiros na Europa neste fim de semana



Vários brasileiros participaram na semana passada dos tres principais concursos europeus.
Na Espanha , o Sunshine Tour em sua 15º edição realizado no Centro Hípico de Dehesa Montenmedio que faz parte de um complexo turístico na costa atlântica em Vejer de La Frontera ,Cadiz.
Este concurso conta com a participação dos mais importantes cavaleiros do mundo.
No domingo foi realizado um GP Invitational, apenas com os cavaleiros que participaram em pelo menos três dos cinco concurso de saltos. Foi vencedor o cavaleiro britânico Guy Williams tendo o cavaleiro olímpico brasileiro Pedro Veniss terminado em 12º com Amaryllis.
O GP distribuiu um total de €100.000,00 .
Em Arezzo , na Italia , brasileiros estiveram em quase todas as categorias.
Este concurso é uma prévia para o Global Champion Tour que se realiza na ultima semana.
O concurso espera receber 1800 cavalos e aproximadamente 600 cavaleiros de todas as partes do mundo.
Diante um público numeroso que lotou as instalações do Arezzo Equestrian Centre, Gianni Govoni venceu o Grande Premio com CyprianusZ ,batendo a favorita Jessica Kuerten .
O melhor brasileiro ,foi Bernardo Alves com ChupaChup em 14º.
Em Braunschweig , na Alemanha foi disputado importante concurso de salto e dressage com o patrocinio da Wolksvagen.
No salto o Grande Premio foi vencido por Daniel Deusser / Air JordanZ seguido por Lars Nieberg / Lucy e Jeroen Dubelldam / BMC vanGrunsven Whisper.
No dressage presença da amazona brasileira Renata Rabello que disputou o Gran Prix e o Gran Prix special.
Veja abaixo os resultados:
Resultados de AREZZO
Sexta 13 de março
CSI 1* prova em 2 fases 1,15/1,20m
57 Gabrielle Abatt /Rieke da Zara
69 Louiza Abatt /Jasilia du Coudray
CSI 1* Prova em 2 fases childrens e juniores 1,15/1,20m
4 Lucas Amoedo / Willem van het Overled Goed
CSI 3* Prova ao cronometro 1,35m
1 Bernardo Alves / Nimu l`Enchante
4 Luiz Felipe de Azevedo Fº /Jumping Star Callius
37 Luiz Felipe de Azevedo Fº /Ircos du Rouet
78 Pedro Costa / AD No Limit
85 Pedro Costa /AD Ninos
87 Alvaro Afonso de Miranda/ AD Ornella
94 Alvaro Afonso Miranda /AD Untoutchable
99 Cassio Rivetti /Rosa
121 Bernardo Alves / Wizzi
125 Cassio Rivetti / Sandy
152 Andre Camargo / Vivaldi van het Nijnskshof
CSI 3* Prova ao cronometro 1,45m
10 Bernardo Alves /Chupa Chup
17 Alvaro Afonso de Miranda / AD Norson
20 Cassio Rivetti / H&M Magic Bengtsson
21 Pedro Costa / AD Kirfa
29 Luiz Felipe de Azevedo Fº / Thry Beau vd Kruisweg
CSI3* Prova em 2 fases 1,30 m
22 Victor Evangelist / Plutot de Beaufort
70 Victor Evangelist / Simply the Best
CSI 3* Prova em 2 fases 1,50 m
8 Luiz Felipe de Azevedo Fº / Loriot
10 Cassio Rivetti / Vicky van het Geinsteind
17 Bernardo Alves / Platin E
Sábado 14 de março
CSI 1* Prova desempate imediato 1,15/1,20 m

30 Gabrielle Abatt / Rieke da Zara
43 Eduardo Groissman / Carline
53 Luisa Abatt / Jasilia du Coudray
CSI1* Prova com desempate imediato 1,15/1,20 m
3 Lucas Amoedo / Willem van het Overled Goed
CSI3* Prova desempate imediato 1,35 m
7 Cassio Rivetti / Sandy
91 Victor Evangelist / Simply the Best
98 Pedro Costa /AD Ninos
107 Victor Evangelist / Plutot de Beaufort
CSI 3* Prova com desmpate 1,45 m
1 Alvaro Afonso de Miranda / AD Norson
7 Bernardo Alves / Wizzi
29 Luiz Felipe de Azevedo Fº /Ircos Du Rouet
49 Cassio Rivetti / Vicky van het Geinsteind
85Pedro Costa / AD No Limit
96 Andre Camargo / Vivaldi van het Nijnskshof
CSI 3* Prova em 2 fases 1,35 m
1 Bernardo Alves / Nimu l`Enchante
CSI3* Prova em 2 fases 1,45 m
20 Cassio Rivetti / Rosa
36 Luiz Felipe de Azevedo Fº / Thry Beau vd Kruiswege
CSI 3* Prova contra ao cronometro 1,50 m
12 Bernardo Alves / Platin E
25 Alvaro Afonso de Miranda / AD Ornella
26 Athina Onassis de Miranda / AD Babouche
31 Luiz Felipe de Azevedo Fº / Jumping Star Callius
Domingo 15 de março
CSI 1* Prova ao cronometro 1,15/1,25 m
44 Gabrielle Abatt /Rieke da Zara
46 Eduardo Groissmn / Jasilia du Coudray
CSI 3*Prova contra o cronometro 1,15/1,20 m children e juniores
4 Lucas Amoedo / Willem van het Overled Goed
CSI 3* Prova com desempate imediato 1,35 m
34 Andre Camargo / Vivaldi van het Nijnskshof
49 Cassio Rivetti / Rosa
53 Bernardo Alves / Wizzi
58 Luiz Felipe de Azevedo Fº / Jumping Star Callius
60 Pedro Costa /AD Ninos
68 Rafael Rodrigues do Amaral / Fifity Fifity
89 Victor Evangelist / Simply the Best
CSI 3* Prova ao cronometro 1,40 m
12 Cassio Rivetti / Sandy
28Pedro Costa / AD No Limit
CSI 3* Prova em 2 fases 1,35 m
8 Rafael Rodrigues Amaral / Rimini
66 Bernardo Alves / Nimu l`Enchante

CSI 3* Prova com desempate imediato
3 Bernardo Alves / Platin E
9 Pedro Costa / AD Kirfa
27 Cassio Rivetti / Vicky van het Geinsteind
37 Luiz Felipe de Azevedo Fº / Thry Beau vd Kruiswege
CSI 3* Prova ao cronometro1,30 m
41 Victor Evangelist / Plutot de Beaufort
Grande Premio 2 passagens 1,50 m
14 Bernardo Alves / Chupa Chup
15 Cassio Rivetti / H&M Magic Bengtsson
29 Luiz Felipe de Azevedo Fº / Loriot
30 alvaro Afonso de Miranda / AD Ornella


Circuito do Sol Espanha
Sexta feira 13 de março
Prova 148 1,20m

26 Luiz Alexandre Spino / Romance da Zur
Prova 151 1,35 m
50 Felipe Gu1nato / Lorel des Champs
Prova 152 1,40m
5 Pedro Veniss / Ultimatum
Prova 153 1,40m
7 Pedro Veniss / Uskimo
8 Carlos Eduardo Mota Ribas / Urbanus
64 Felipe Guinato / Megastar de Cartign
Prova 154 GP 1,50m
6 Pedro Veniss / Aamaryllis
59 Rowin von Reinighaus /Vita magdalon
Prova 148 GP small tour 1,20m
26 Luiz Alexandre Spino / Romance da Zur
Sabado 14/03
Prova 156 1,20m
24 Luiz Alexandre Spino / Romance da Zur
Prova 159 1,35m
46 Felipe Guinato / Lorel des Champs
Prova 160 1,40m
5 Felipe Guinato/ Kidit Saint Clair
8 Pedro Veniss / Uskimo
51 Carlos Eduardo Mota Ribas / Urbanus
Prova 162 1,50
18 Felipe Guinato / Megastar de Cartign
Grande Premio 15 de março 1,50m
1 Guy Williams / Torinto van de Middel
12 Pedro Veniss / Amaryllis
Resultados Braunschweig
Grad Prix Special
1. Potomac - Lebek, Susanne - 70.375 % (Germany)
2. On Top - Collins-Strijk, Leida - 67.500 % (Holland)
3. Lamarc WRT - Becker, Sabine - 67.208 % (Germany)
4. Fariano - Hilberath, Jonny - 66.875 % (Germany)
5. Norblin - Augustin, Johannes - 66.208 % (Germany)
6. Baldessarini - Capellmann-Lütkemeier, Gina - 65.625 % (Germany)
7. Basic - Borg, Maria - 63.958 % (Sweden)
8. Quantico - Kemmer, Heike - 63.042 % (Germany)
9. Mastermind - Sayn-Wittgenstein, Nathalie - 62.500 % (Denmark)
10. Harthof's Ludewig G - Rabello, Renata - 58.708 % (Brazil





















sexta-feira, 13 de março de 2009

CDI Braunschweig 2009 Alemanha


A medalha de bronze no campeonato europeu Leida Collins-Stijk no topo com OnTop (JetSet x Pericles) cavalo holandês (KWPN) de 13 anos. O conjunto holandês somou 71,40% e terminou em 1º em uma prova com 23 competidores.
O alemão Hubertus Schmidt terminou em segundo com 68,29% montando Prego cavalo holandês (KWPN) propriedade da italiana Anna Paprocka-Campanella.
Os juízes pareceram não estar em sintonia já que discordaram da performance de Schmidt sendo que quatro o colocaram entre o 2º e5º lugares e o juiz holandês Wim Ernes o colocou em 11º com 5% a menos. O mesmo aconteceu com a 11º colocada Janina Siemers colocada em 4º com juiz holandês S.Baarup (67,23%) e 16º com o alemão E.Ebert (61,91%).
Este foi o primeiro CDI em Braunschweig. Espera-se que esta semana os juízes sejam mais coerentes.
A brasileira Renata Rabello terminou em 18º com Harthof`s LudewigG (61,06%).
Fonte: Eurodressage

quarta-feira, 11 de março de 2009

All Inclusive com Denys Linch


All inclusive (Arpegio x Phanton) 7º nos últimos Jogos Olímpicos, vencedor da Super Liga e da copa das Nações em Aachen onde também foi 2ºn Grande Premio já não é mais montaria de Ludger Beerbaum. O hanoverano foi transferido para as cocheiras de Denys Linch onde fará companhia a Lantinus, Nabab Sonn Z, Abbervail van het Dingesho e Upsilon d’Oquier.

Greenwich 2012



A FEI escolheu o Greenwich Park em Londres para a realização dos eventos eqüestres dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres pelos seguintes motivos:
•É próximo do parque Olímpico o que permitirá alojar os atletas na Vila Olímpica permitindo maior convivência dos atletas sendo próximo do local dos acontecimentos, trazendo assim o hipismo para próximo do coração dos jogos.
•Manter os Jogos “compactos” um requerimento básico do COI.
•Greenwich Park é um local emblemático o que irá incrementar o perfil do esporte.
•Não existe no Reino Unido outro local que possa hospedar as três modalidades eqüestres, simultaneamente e não existe demanda para que se crie um local permanente para pratica de hipismo no Reino Unido dentro das especificações olímpicas, bem como não existe nenhuma entidade privada para gerir o negocio após as Olimpíadas.
Assim a FEI espera e confia que o LOCOG (Comitê para os jogos olímpicos de Londres) assegure uma consulta ampla `a comunidade local, garantido o máximo respeito ao meio ambiente e ecologia local, para a realização deste importante evento mundial neste local
Fonte FEI

terça-feira, 10 de março de 2009

A equitação irlandesa no bom caminho


Os cavaleiros irlandeses terão que obter licenças e preencher um log diário com a medicação administrada aos seus cavalos, numa tentativa de ir contra "uma cultura relaxada no que toca a substâncias proibidas".A Horse Sport Ireland (HSI) anunciou na sexta-feira (6 Março), os resultados de um relatório acerca do uso de substâncias proibidas por parte dos cavaleiros irlandeses, feito depois do cavaleiro de saltos Dennis Lynch ter quebrado as regras nos Jogos Olímpicos de Pequim em Agosto passado.Outros planos incluem uma completa revisão do programa de teste anti-doping e medicação da HSI, um pedido que todas as práticas proibidas (como o uso de caneleiras com pregos) sejam consideradas ilegais sob a legislação do bem-estar animal, com novas penalizações e estrutura disciplinar.A Federação Equestre Internacional (FEI) aplaudiu os esforços tomados pela HSI em alongar o debate sob o controle de medicação e política anti-doping.

Fonte Equisport

Nova montaria para Doda e Athina


A égua medalha de prata no campeonato mundial de cavalos novos em Lanaken 2008, Uceline, montada por Willem Greve foi vendida para a “ecurie” de Athina e Doda.
Uceline é filha de Celano e Paulien (Koriander)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Voar é..........




Posted by Picasa


Antes de começar a saltar, você tem que ter certeza que foi feito o trabalho de plano para que seja estabelecido um bom fundamento para o sucesso. Eu não falo de adestramento puro, mas de habilidades básicas que são de vital importância para um cavalo de salto.
São cinco os fundamentos básicos para um bom cavalo de salto. Desenvolva estes fundamentos em seu programa de trabalho e logo você verá os resultados.Inicialmente falaremos de três fundamentos básicos:
1-Posição do cavaleiro
Eu treino meus cavaleiros com um estribo não muito longo.
Muitas vezes vejo cavaleiros com a perna muito à frente, com isto afetando o centro de gravidade e a forma mais efetiva de uso do assento bem como o uso da parte inferior da perna.Uma posição não muito comprida dos estribos permitira que você ponha mais peso nos calcanhares, com isto diminuindo o impacto do peso na sela transferindo-o para a parte inferior da perna. Isto porá seu centro de gravidade mais perto do cavalo.
A posição das mãos também é de vital importância.
É muito comum ver cavaleiros com os braços esticados desde os ombros. É importante que você não bloqueie a parte superior do seu corpo mantendo os braços muito esticados já que isto irá prejudicar a mobilidade de suas mãos. Você deverá manter os ombros bem abertos e criando um “L” nos cotovelos e daí até a boca do cavalo uma linha reta.
2- Flexibilidade e Elasticidade
É de vital importância que o cavalo tenha boa elasticidade e suavidade nos movimentos do pescoço e cabeça, já que durante o percurso terá que olhar para várias direções com todo seu corpo seguindo a direção do, seu olhar.
Antes de iniciar o trabalho, eu faço o seguinte exercício no aquecimento, caminho o cavalo em linha reta acompanhado a cerca ou cortando o picadeiro pela linha do meio fazendo com que flexione com suavidade a cabeça e o pescoço para os dois lados, faço isto por dois ou três passos. Imagine como se fosse uma conversa entre duas pessoas quando você vira a cabeça, não seu corpo todo, para falar ou escutarQuando você iniciar este exercício o resultado irá surpreendê-lo já que seu cavalo, provavelmente, moverá todo o corpo na direção que você indicou em uma demonstração de pouca flexibilidade.
Faça disto uma rotina no seu trabalho de plano e com o tempo faça pela linha do meio sem a ajuda da cerca. Quando você conseguir fazer este exercício ao trote e ao galope você terá melhorado muito a flexibilidade e a elasticidade do seu cavalo.
3-Ceder à perna
É muito importante que seu cavalo ceda à perna. Isto é fundamental para o salto e isto aumentará muito a qualidade das curvas e aproximação para o obstáculo no percurso de salto.
O ceder à perna é o exercício que irá lhe mostrar se seu cavalo realmente responde aos comandos de sua perna. Comece a ensinar ao passo até que você consiga em todas as andaduras. Faça isto sempre que trabalhar no plano e logo você vera os resultados. Faça, também, o ceder à perna nos círculos para que o cavalo tenha mais equilíbrio.
Na semana que vem: Ritmo e Mudança de pé no ar

135 Mil euros por um potro de 3 anos


Os compradores do Leilão de Primavera Dinamarquês de Warmbloods, desafiaram a crise financeira e compraram nove garanhões por um preço médio de 30 mil euros, cinco cavalos montados com um preço médio de 17 mil euros e um pônei pelo preço de 16 mil euros.O primeiro cavalo apresentado no leilão, Klebgab's Don Nido por Blue Hors Don Romantic, foi vendido para um centro de garanhões holandês por 135 mil euros. O potro de 3 anos , criado por Anita Kofoed Thorsen e Flemming K. Skou foi recentemente aprovado como garanhão no livro de Warmbloods dinamarquês.Apesar da atual crise econômica, as licitações voaram por toda a pista enquanto que Klebgab's Don Nido se apresentava com grande confiança.É espetacular que um potro de criação dinamarquesa seja de interesse para um centro de garanhões holandeses.

sábado, 7 de março de 2009

Homem domestica cavalos a 5500 anos



A criação de cavalos a partir de animais domesticados começou há 5500 anos, cerca de mil anos antes do que se pensava até agora. É o que escreve hoje uma equipe de investigadores na revista 'Science', que foi analisar a cultura bufê dos povos das estepes, que hoje são o Cazaquistão.
A UTILIZAÇÃO DESTES ANIMAIS MUDOU A SOCIEDADE HUMANA- Foi há cerca de 5500 anos que os povos das estepes do Cazaquistão - a cultura bufê - começaram a domesticar cavalos. Esta prática - que não serviu apenas como forma de transporte, mas também para alimentação, incluindo a utilização do leite - foi documentada por uma equipe internacional de investigadores, que recorreu a novas técnicas de análise para chegar a esta conclusão.Com este estudo, publicado na "Science ", os cientistas demonstram que a domesticação de cavalos se iniciou um milênio mais cedo do que se pensava. Originária daquela região para lá dos Urais, esta prática só dois mil anos depois começou a ser praticada na Europa. "Sabe-se que a domesticação de cavalos teve um impacto social e econômico importante, ao impulsionar as comunicações e transportes, a produção alimentar e a própria guerra", explicou o líder da equipe, Alan Outram, da universidade britânica de Exeter. O fato de os dados indicarem que a domesticação de cavalos se iniciou mil anos antes do que até agora se supunha, "é significativo", disse Outram. "Isso altera a forma como olhamos para a o desenvolvimento destas sociedades", adiantou.Os cientistas analisaram ossos de cavalos da época e encontraram marcas de arreios, o que sugere que naquela altura os animais já eram utilizados como montada. O estudo mostrou também que esses cavalos se assemelhavam aos animais domesticados da Idade do Bronze, mas eram diferentes das espécies selvagens, o que indica que os seres humanos já estavam selecionando cavalos e a cruzá-los. A análise de resíduos de gordura nos recipientes de barro da época revelou, por outro lado, que ali era recolhido o leite das éguas.

Fonte Helena Naves

sexta-feira, 6 de março de 2009

How It's Made-English Saddles

Video feito pelo DiscoveryChannel mostra como são feitas as selas inglesas

RANKING DA LIGA SUL-AMERICANA ROLEX FEI WORLD CUP



O brasileiro Victor Alves Teixeira é o número um da liga sul-americana da Rolex-FEI World Cup com 67 pts.
Victor é seguido pelo ,também brasileiro César Almeida com 59 pts.
Dos 20 melhores classificados no ranking 14 são brasileiros,4 argentinos e 2 chilenos.
É a seguinte a classificação do ranking:
1 Vitor Alves Teixeira BRA 67
2 Cesar Almeida BRA 59
3 Pedro Junqueira Muylaert BRA 53
4 Martin Mallo ARG - 49
5 Jose Roberto Reynoso Fernandez F. BRA 44
6 Francisco Mesquita Musa BRA 40
7 Samuel Parot CHI 38
8 A. Martins dos Santos BRA 35
9 Sérgio Henriques Neves Marins BRA 33
10 Carlos Johannpeter BRA 30

Isabell Werth em primeiro lugar no ROLEX DRESSAGE WORLD RANKING LIST


A alemã olímpica Isabell Werth mantém-se em primeiro lugar com Satchmo no Ranking FEI de Dressage e com Warum Nicht assegura o segundo lugar da tabela. A surpresa deste primeiro ranking do ano é a queda da ex-líder, a holandesa campeão do mundo Anky van Grunsven, que permaneceu durante vários anos seguidos, no topo da classificação até o princípio deste ano. Anky com a desistência (razões de saúde) das Taças do Mundo de Olímpia e de Gotemburgo desceu para o terceiro lugar com Salinero.A Alemanha, com 12 cavaleiros e que ocupa os primeiros 50 lugares do Ranking, é o país que detém o maior número de cavaleiros no Ranking Mundial. O melhor brasileiro na lista é Rogério Clementino com Nilo V.O
ROLEX RANKINGS - DRESSAGE RIDERS´ WORLD RANKING LIST incluindo provas de 01.03.2008 a 28.02.2009
1. Isabell WERTH GER SATCHMO - 2192 pontos
2. Isabell WERTH WARUM GER NICHT FRH - 2102
3. Anky VAN GRUNSVEN NED IPS SALINERO -2091
4. Adelinde CORNELISSEN NED PARZIVAL - 1997
5. Anky VAN GRUNSVEN NED IPS PAINTED BLACK - 1906
6. Monica THEODORESCU GER WHISPER 128 - 1804
7. Steffen PETERS USA RAVEL - 1793
8. Hans Peter MINDERHOUD NED EXQUIS NADINE - 1753
9. Kyra KYRKLUND FIN MAX - 1751
10. Laura BECHTOLSHEIMER GBR MISTRAL HOJRIS - 1731
11. Heike KEMMER GER BONAPARTE - 1700
12. Ashley HOLZER CAN POP ART - 1692
13. Silvia IKLé SUI SALIERI CH - 1691
14. Nadine CAPELLMANN GER ELVIS VA - 1685
15. Nathalie ZU S. – WITTGEN. DEN DIGBY - 1667
16. Jeanette HAAZEN NED NARTAN - 1658
17. Hans Peter MINDERHOUD NED EXQUIS ESCAPADO - 1641
18. Jan BRINK SWE BJORSELLS BRIAR - 1640
19. Ellen SCHULTEN - BAUMER GER DONATHA S - 1619
20. Emma HINDLE GBR LANCET 2 - 1617
Veja lista completa em :

quinta-feira, 5 de março de 2009

CBH premiará os melhores do hipismo em 2008



Na edição de 2009, a festa, que será realizada no sábado (07/03), a partir de 21h, no Jockey Clube de São Paulo, contará com presenças ilustres, entre elas o medalhista olímpico de bronze por equipe em Atlanta 96 e Sydney 2000 Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda.


O cavaleiro brasileiro receberá uma homenagem da Confederação Brasileira de Hipismo pela idealização do Athina Onassis International Horse Show, evento que trouxe pela primeira vez ao país um concurso 5 estrelas, a classificação máxima da Federação Eqüestre Internacional. Pelo terceiro ano seguido, o concurso trará ao Brasil a elite do hipismo do mundial. Doda estará acompanhado de seu empresário e organizador do AOIHS André Beck.

A CBH também irá prestar homenagens a outras personalidades importantes no esporte brasileiro como o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman, o Ministro do Esporte Orlando Silva, Marcos Fernandes Alves, pelas duas medalhas de bronze no Adestramento Paraequestre nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Jorge Gerdau Johhanpeter, empresário responsável pelo incremento do hipismo no país, Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luis Ermírio de Moraes, criador de puro-sangue lusitano, Djan Madruga, pelo apoio ao esporte quando foi secretário e ao ex-Presidente da Sociedade Hípica Paulista Renato de Moraes Dantas.
Os melhores cavaleiros e amazonas do Ranking da CBH nas modalidades Salto, Adestramento, CCE, Enduro, Rédeas e Volteio receberão troféus pelo destaque no ano de 2008. Veja abaixo os premiados:

ADESTRAMENTO
Giovana Prado Pass, Marcelo Alexandre, João Victor Oliva, Angela Valdesoro, Bruno de Certaines, Sandra Mersma, Anne Marie Munters, Isabella do Valle, Fábio Rogério Lombardo Júnior, Mauro Pereira Júnior, Patrícia Villela Marino, Sarah Waddell, Pia Aragão, Ulrich Porr e Luiza Tavares de Almeida


ADESTRAMENTO PARAEQUESTRE
Sérgio Froes Ribeiro de Oliva, Marcos Fernandes Alves, Elisa Melaranci e Jéferson Wilan Theodoro


ENDURO
Ana Carla Maciel, Pedro Paulo Lahud, Odimar Araújo Costa, Iuri Timoner, Ana Paula Saiba, Mariana Amaral Neves e Gabriela Moreira de Abreu.


RÉDEAS
Gilson Diniz Filho e Fernando Boteon.


SALTO
Amanda Crescencio Pedrosa, Júlia Coutinho Ferreira, Eduardo Dias Batista, Guilherme Saraiva de Moraes Filho, André Oliveira de Campos Freire, Matheus Ferreira Gomes Correa, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Fernando Diniz, Felipe Diniz, Juarez Andrade, Richard Bilton, Simone Mourão Zurita, Vanessa Blaaw, Nelson Limeira Lima, Carolina Saldanha, Tatiana da Nóbrega Urquiza, Fernanda Góes de Souza e José Nicodemos Rocha Venâncio.

VOLTEIO
Miguel Olio, Amandine Jamar, Leonardo Alckimin, Equipe Dasvol, Equipe Fênix e Equipe D1.


Data:07/03/2009
Hora:21h
Local:Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado 1263, São Paulo


Maiores informações:
Imprensa CBH
Presscom Comunicação
Avenida Rio Branco nº 4/11 andar
Centro - Rio de Janeiro
Tel: 21-2223-1258
Aline Domingues: 21-9144-9998/7852-3729/ID: 83*21307



terça-feira, 3 de março de 2009

ABPSL Criadores do Cavalo Lusitano no Brasil têm Ombudsman

Luiza Tavares de Almeida com Samba: Sênior Top da série Especial


No dia 19 de fevereiro, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) lançou oficialmente o endereço eletrônico ombudsman@associacaolusitano.org.br - dando início ao novo serviço de ouvidoria oferecido aos criadores do Cavalo Lusitano no Brasil. O cargo estará sob a responsabilidade do Mestre e Doutor em Direitos Humanos, Mauro Moscatelli, criador da raça desde 2004.
A instituição do cargo é uma das principais
novidades da Gestão 2009-2010, encabeçada
pelo presidente, Geraldo Lefosse, e pelo vice, Fernando Prado, para receber as reivindicações de todos os associados, através de uma pessoa isenta, íntegra e comprometida com o avanço do Puro Sangue Lusitano e com a satisfação dos filiados à ABPSL.
Mauro Moscatelli será o responsável pela função de ouvir e fazer a interface entre sócios e Associação de criadores, recebendo reivindicações, críticas e sugestões. “Ombudsman é uma palavra de origem sueca que significa ‘representante’. A criação inovadora é uma via de relacionamento direto para facilitar o recebimento de sugestões, críticas e elogios para melhorar o atendimento e todos os serviços prestados pela Associação”, explica Moscatelli, titular do Haras Templários, em Piracaia (SP).
Os criadores de Cavalos Lusitanos associados à ABPSL que tenham interesse em entrar em contato com o Ombudsman da raça, além do e-mail disponibilizado, podem se corresponder com Mauro Moscatelli por carta ou preenchendo um formulário no http://www.associacaolusitano.org.br/ , sempre com total sigilo e segurança.
Sobre o Puro Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL
O Puro Sangue Lusitano está no Brasil desde a época do descobrimento, mas foi a partir de 1975, com a fundação da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), que sua criação tornou-se extensiva.
Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 13 mil Cavalos Lusitanos registrados, uma das maiores tropas de todo mundo. Mas não é só na quantidade que os números impressionam: todos os anos, centenas de exemplares da raça são exportados para países como Estados Unidos, México, Portugal, Alemanha, Canadá, Austrália, Colômbia, entre outros ¯ fato que evidencia o alto padrão da criação nacional de cavalos Puro Sangue Lusitano, usados, principalmente, em provas de Adestramento Clássico e Equitação de Trabalho.
Fonte: Bureau Comunicação & Marketing

Anúario Brasilieiro de Hipismo chega a sua 8ª edição; lançamento será em 22/3


No próximo dia 22 de março, a B2 Comunicação e a SKS Promoções, através dos jornalistas Arnaldo Branco Filho, Paulo Cezar Correia e Silvia Milani estarão lançando durante a entrega do Troféu Eficiência de 2008 da Federação Paulista de Hipismo (FPH), a 8ª edição do Anuário Brasileiro de Hipismo, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP).
Trata-se da única publicação do Brasil neste segmento, escrita em português e inglês, com uma tiragem de 10 mil exemplares a serem distribuídos nas principais capitais do país e outros de grande tradição no esporte hípico.O Anuário Brasileiro de Hipismo é um veículo que relata através de textos e fotos os principais eventos nacionais e internacionais do hipismo clássico realizados no país em todas as modalidades hípicas oficiais.
Também aborda as mais variadas raças de cavalos voltadas ao esporte, haras, hípicas e manéges bem como serviços do segmento esportivo, incluindo clínicas veterinárias. Destaca ainda as equipes hípicas de grande tradição e evolução no hipismo, além do sucesso dos brasileiros no continente europeu. Também cita os principais lugares para a pratica do esporte e compra de cavalos no Brasil e no exterior. Enfim, um produto que além da beleza e conteúdo editorial faz bonito na biblioteca de qualquer amante do hipismo.
A cerimônia da entrega do Troféu Eficiência e o lançamento do Anuário Brasileiro de Hipismo ocorrerão logo após a um final de semana de competições de salto oficial da FPH na sede social do Clube Hípico de Santo Amaro, a partir das 17h30. O Clube Hípico de Santo Amaro fica localizado no Bairro de Santo Amaro, à Rua Visconde de Taunay, nº 508.
Maiores informações a respeito do Anuário Brasileiro de Hipismo, através dos e-mails: b2branco@uol.com.br ou sksprom@uol.com.br

Psicologia esportiva: Ansiedade nas apresentações


Se você é um competidor no hipismo já está familiarizado com o nervosismo que acompanha as apresentações esportivas.
No melhor dos casos o organismo produz um cocktail químico e hormonal que lhe permite atingir um estado de energia e felicidade. Entretanto muitas vezes isto pode nos deixar muito excitados.Esta tensão excessiva pode ter um efeito devastador na performance, levando o competidor a se sentir fraco, descoordenado e disperso.
A ansiedade nas apresentações é um processo complexo que pode afetar desde sua performance no hipismo, provas escolares e até tirar seu sono.
Existem dois tipos de ansiedade nas apresentações. O primeiro tipo é mental, o medo de se apresentar mal. O segundo tipo é físico, medo de algum acidente anterior, ou machucado, neste casos você deve procurar ajuda de um bom instrutor de equitação ou um psicólogo.
Se sua ansiedade for mais psicológica que física existem algumas técnicas que poderão te ajudar bastante.
Basicamente existem duas maneiras de lidar com sua ansiedade. A primeira é aprender a diminuir o grau de ansiedade, a segunda é aceitar que a ansiedade é parte do jogo e desenvolver maneiras de tirar proveito disto a seu favor.
DIMINUINDO A ANSIEDADE:
Crie um estimulo de relaxamento: respire fundo, sorria intimamente e procure relaxar pelo menos um grupo muscular. Repita várias vezes ao dia. Seu corpo ira acostumar e começara a relaxar após uma inspiração profunda. Você poderá fazer isto varias vezes enquanto você estiver montado.
Se você tiver tempo procure meios mais extensivos de relaxamento, como yoga, meditação e biofeedback.
Faça exercícios antes de montar , como uma boa caminhada.
Treine,treine,treine. Quanto mais competência e preparado você estiver menos nervoso você sentirá.
ATUE BEM APESAR DA ANSIEDADE
Seja obstinado ,estando fisicamente preparado e praticando seu foco mental o tempo todo antes da competição.
Foque no que estiver sob seu controle. A opinião das pessoas sobre sua performance , bem como a atuação dos demais competidores está fora do seu controle. Esteja alerta ou pontos preciosos poderão ser perdidos devido a sua distração.
Aja sob pressão. Peça um amigo ou seu instrutor para assistir sua pista. Vá regularmente a provas.
Seja compreensivo com voce mesmo. Todos nós cometemos erros.
Estas são , apenas algumas sugestões sobre um assunto muito complexo.

por Seana Adamson , Ph.D. - 14 Janeiro 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

Como você aquece e resfria seu cavalo após exercícios ?



O aquecimento prepara não apenas o corpo ,mas a mente do cavalo, deixando-o preparado mentalmente para o trabalho que ele vai realizar. Simplificando, o aquecimento deixa seu cavalo pronto,relaxado e preparado para aceitar o trabalho que você vai fazer.O tempo despendido no aquecimento do cavalo também permite que o corpo do cavaleiro se aqueça liberando os músculos enrijecidos.
Durante o aquecimento o que se faz é elevar a temperatura do corpo e da musculatura do cavalo. Isto deixará a musculatura mais elástica e alongada.A medida que você aquece seu cavalo,gradualmente a respiração aumenta , o que por sua vez aumenta o fluxo sanguíneo pelo corpo e através dos músculos ,conduzindo mais oxigênio e nutrientes. Isto ajudara a preparação das articulações e da musculatura para o exercício que vira a seguir.
Comece o aquecimento com atividades leves e fáceis , como o passo puxado, ou uma volta pelo clube.Faça mudanças de apoio e grandes círculos, certificando-se de trabalhar em ambas as rédeas. Neste estagio , não se preocupe em fazer nenhuma figura,apenas concentre-se me manter um passo ativo.
O tempo de aquecimento varia de cavalo para cavalo, assim você devera levar em conta fatores como o nível de preparo físico , as condições do tempo,(calor,frio,chuva,etc..) se seu cavalo está estabulado no local do trabalho, ou se veio de outro local. De maneira geral é melhor gastar mais tempo do que abreviar o aquecimento.Continue trabalhando no trote ,alongando e mantendo uma contato suave até o cavalo ir cedendo quando então você vai pedindo mais contato.Aos poucos vá arredondando o cavalo. Faça algumas transições, alongue as andaduras ,faça mudanças de direção com voltas suaves e círculos grandes variando o “tempo” da andadura.
Gradualmente introduza alguns exercícios laterais como o ceder à perna, e a medida que o trabalho progride vá pedindo mais até que ele esteja pronto para o trabalho.
Após o trabalho é essencial que você gaste algum tempo para esfriar o cavalo.
O desaquecimento não é muito usado, mas é de vital importância , principalmente levando-se em consideração a maneira como mantemos nossos cavalos atualmente, ficando os mesmos estabulados grande parte do dia e toda a noite.
O desaquecimento ajuda o cavalo a liberar as toxinas que o corpo produziu na musculatura durante o trabalho.
Durante o trabalho é produzido muito lactato, assim quando o cavalo resfria e a freqüência cardíaca é reduzida menor quantidade de sangue é bombeada através dos músculos permitindo uma maior concentração dos ácidos lácticos.
Pense em você mesmo quando você enrijece após um vôo longo ou um exercício extenuante ,agora imagine o mesmo em um cavalo onde a massa muscular é muito maior.
Quando você trabalha regularmente seu cavalo fique atento as expressões dele para ver algum de sinal de tristeza ou dor ou desconforto. Lembre-se de quando terminar seu trabalho sempre permitir uns dois ou três minutos para que a freqüência cardíaca volte ao normal , depois ele vai precisar em torno de 10 minutos de exercícios suaves mas ativos como trote com rédeas longas para permitir que o sangue bombear o acido lático limpando os músculos e todo o sistema circulatório.Aí você poderá passear seu cavalo da maneira normal par acabar de resfriá-lo.
Este pequeno tempo a mais é muito importante para a saúde do seu cavalo , aumentando o conforto de diminuindo o risco de lesões.

(Fonte:Tim Stockdale)

domingo, 1 de março de 2009

Quem disse que todo mundo é sério no Dressage?


A cerimonia de premiação em Bremen foi muito engraçada.
O segundo colocado Patrick Kittel, entrou a pé na pista porque seu garanhão Scandic (por Solo Carex) estava fazendo exame anti-doping. A terceira colocada Isabell Werth convidou Kittel para o galope da vitória na garupa de First Class(por Florestan).A volta da vitória ,a galope foi muito bem, mas na passage foi quase impossível para Kittel não ficar pulando na sela ,já que ele estava sentado a frente de Isabell.
“ O galope não foi o problema ,mas a passagem produziu muitos impactos nas minhas partes baixas” brincou Kittel.
Veja o vídeo clip da premiação no link abaixo,